Desenvolvedores em plataforma Node.js precisam em vários momentos montar o ambiente de desenvolvimento para iniciar um novo projeto ou executar algum já existente para ajustes e melhorias. Dependendo da situação o projeto pode ter sido desenvolvido em uma versão Node.js diferente da que está instalada na sua máquina.
Para esse cenário é importante poder alternar de uma versão para outra sem muita complicação e flexibilidade. O NVM permite instalar diferentes tipos de versão Node.js e alternar de uma para outra. A seguir vou passar instruções de como instalar o NVM e executar operações básicas de instalação de nova versão e mudança de uma para outra.
Segundo o site do projeto: nvm é um gerenciador de versão para Node.js, projetado para ser instalado por usuário e invocado por shell. NVM funciona em qualquer shell compatível com POSIX (sh, dash, ksh, zsh, bash), em particular nestas plataformas: unix, macOS e Windows WSL.
Instalação
Para instalar ou atualizar o nvm, você deve executar o script de instalação. Para fazer isso, você pode baixar e executar o script manualmente ou usar o seguinte comando cURL ou Wget:
Instalação no Windows aqui.
Uso introdutório
O nvm permite que você instale e use rapidamente diferentes versões do Node.js por meio da linha de comando.
Exemplo:
$ nvm use 16
Agora usando node v16.9.1 (npm v7.21.1)
$ node -v
v16.9.1
$ nvm use 14
Agora usando node v14.18.0 (npm v6.14.15)
$ node -v
v14.18.0
$ nvm install 12
Agora usando node v12.22.6 (npm v6.14.5)
$ node -v
v12.22.6
Com isso comando simples como use permite usar uma versão específica, install instalar uma versão nova e list poder listar todas as versões disponíveis. Imagem abaixo mostra um exemplo com o comendo nvm list.
Fonte: https://github.com/nvm-sh/nvm
https://sly-mahogany-5ac.notion.site/NVM-7efc3ba5d1184d638babed4c93710a2b
Comentários